Identidade Visual
Identidade Visual consiste em um conjunto de elementos gráficos que representam visualmente e de forma sistematizada, um nome, uma ideia, um produto, uma empresa, uma instituição ou um serviço. Esse conjunto de elementos baseia-se em um símbolo ou logotipo e todas as possibilidades de sua aplicação dentro da comunicação visual da instituição. Pode-se considerar que um Projeto de Identidade Visual é um método de sistematização das representações gráficas de uma marca.
Sendo assim, a Identidade Visual é importantíssima para a consolidação da marca da sua empresa.
Quando se cria uma Identidade Visual, a intenção é que ela provoque uma reação forte em quem a vê, que a reconheça imediatamente. Caso consiga
atingir esse objetivo, sua empresa possui uma marca forte.
Vamos citar o caso da Apple: tudo o que ela cria está representada através do seu design: você reconhece um IPhone não somente pelo logotipo representado pela Maçã, e sim pelo seu design e
pelo material de ótima qualidade empregado em seu desenvolvimento. Retire a Maçã e ainda verá um Iphone. Quais conclusôes podemos tirar disso?
Que marca e design não podem ser separadas e que uma identidade visual tem que incorporar os valores e objetivos da empresa, e daí transformá-los para criar uma conexão com seu público alvo.
A identidade visual é tão importante que especialistas recomendam pensar no assunto antes mesmo de abrir o negócio. Sendo assim, uma tarefa tão importante deve ser tratada com a ajuda de profissionais que dedicam tempo e estudos para conseguir o resultado esperado.